Batista & Toledo Consultoria, Projeto e Pesquisa é uma empresa do ramo de prestação de serviços, especialmente nas áreas de projetos ambientais e educacionais, além de realizar consultorias e assessorias nas áreas de política e administração, entre outros, assim como realiza pesquisas de monitoramento e avaliação voltadas para temas diversos.
A empresa vem atuando junto com a Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro no projeto Águas da Guanabara Vivências para Cidadania e Desenvolvimento Sustentável, que tem como finalidade contribuir nas melhorias das condições de trabalho para pescadores da Baía de Guanabara que fazem parte das Colônias: Z-8 (Niterói, São Gonçalo e Itaboraí) e Z-9 (Magé e Guapimirim).
As dimensões educação ambiental e desenvolvimento sustentável referem-se, sobretudo, a criação de novos valores de respeito das condições de trabalho e riscos e às gerações futuras. Buscar estratégias de coleta de lixo a Baía de Guanabara como é ação educativa para o pescador, no sentido de não jogar no mar o lixo recolhido junto à rede, e a possibilidade de geração de renda através de parcerias com cooperativas de reciclagem e para poder público (prefeituras), sensibilizando-as para a elaboração de políticas de limpeza das superfícies aquáticas. Identificar o lixo, catalogando-o e caracterizando-o. Isto feito, contribuirá para o debate sobre a importância de melhorias do ambiente de trabalho e tornará referências para intervenção em políticas públicas em diálogo.
O projeto vem de uma atividade que integra os conhecimentos produzidos a partir da vivência dos pescadores e os conhecimentos específicos na área de Geografia e História, articulando metodologia de mensuração de avaliação desses resíduos, na sua maioria provenientes do consumo urbano em contextos metropolitanos e industriais. A sustentabilidade do projeto dar-se por meio do estabelecimento de redes de divulgação da metodologia do projeto, de seus resultados e da disseminação de método. Para tanta compreensão das características e das condições de trabalho, o que permite o fornecimento de estratégias e ações para geração de renda a atividade de pesca artesanal, com a identificação dos pontos mais críticos e de risco para o pescador e população consumidora do pescado, buscando a conscientização dos perigos da atividade para a saúde.